[RESENHA] POR QUE INDIANA, JOÃO? , DANILO LEONARDI


Ano: 2014
Páginas: 208
Língua: Português
Editora: Giz Editorial
Preço Médio: 25,00

Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas.
Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet.
João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor.

“Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.

Um livro interessante para tratar dialogar sobre o Bullying com o público jovem, Danilo Leonardi – o criador do canal Cabine Literária – usa sua experiencia com comunicação com o publico alvo para tratar do assunto de uma forma forte e com sua escrita simples.

O livro tem diversos pontos positivos, mas também deixa a desejar em alguns momentos. Confesso que esperei que alguns personagens e situações fossem mais explorados, mas isso não compromete em nada o assunto base do livro o que é o mais importante.

Como comentei, a escrita do Danilo é simples, em certos momentos até bastante crua, o que ajuda a chamar bastante atenção a causa. Muitas crianças e adolescentes vivem nessa situação e a escola é na grande maioria das vezes o “campo de guerra”, mas até que ponto as escolas devem se envolver? Pior: Quantas escolas realmente se envolvem e tentam tomar medidas efetivas? E a relação jovem/familia, como fica? Gosto muito dessas provocações, gosto muito de como mesmo tendo um tema central, que o livro não se torne cansativo ou repetitivo.

É um livro que sem duvidas poderia ser trabalhado nas escolas, especialmente pelo ponto de virada que existe na história. “Vilões também caem.” Guardem bem esse quote, pois apesar de situação ruim em que o João se envolve, ela faz muito sentido.

Os assuntos secundários que deixam é que deixam a desejar, mas são importantíssimos: sexualidade, relacionamentos, amizades e negligencia parental. Quando levo em conta que pode ser muito bacana trabalhar esse livro nas escolas, também pode e deve ser trabalhado dentro de casa. Uma vez que esses assuntos não são tão explorados, também temos um lado positivo de provocação e de maior abertura de dialogo para ver o que a criança ou o adolescente.

A partir do mês de Março vou retomar o Circuito Literário – mais informações em breve –  em algumas escolas e assim que terminei a leitura, me vi animadíssima para trabalhar com ele em minhas palestras também, justamente por ser uma leitura que dá para ser muito bem aproveitada, além de bastante divertida e com uma linda mensagem.

XoXo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.