[RESENHA] A Identidade Secreta dos Super-Heróis, Brian J Robb




Sinopse: Do Super-Homem aos Vingadores, a evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel. Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Que a famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A Identidade Secreta dos Super-Heróis. Nesta ampla e fascinante exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI. 


Seja você um Marvete ou um DCnauta, ou até mesmo um simples apreciador do universo dos super-heróis, essa é uma leitra obrigatória para você. Pode até parecer que a leitura possa ser um tanto enfadonha, mas não se engane: a leitura além de informativa é bem divertida. 

Como sou nerd de carteirinha, já sabia de algumas coisas, mas achei muito legal como o autor se aprofunda no momento de ouro dos super heróis. Por exemplo, o Super-Homem é o primeiro de todos. Os quadrinhos foram surgindo aos poucos e o mundo tomado pelas guerras serviu de fundo e inspiração para diversos super-heróis. 

Os quadrinhos são desmistificados: No livro, que segue uma rica linha do tempo, ficamos sabendo quando surgiram os quadrinhos infantis, não só os de aventura. Falando em ser Team Dc ou Team Marvel, o livro é ótimo para mostrar a corrida de ambas para conquistar cada vez mais publico e suas linhas de trabalho. 

Como já comentei, o autor segue uma rica linha do tempo e nos conta como surgiram e se consolidaram as HQs e o quão importante foi esse passo para o mercado dos heróis esteja tão em alta nas mais diversas mídias hoje em dia. 

Ou seja, um livro rápido, cheio de informações bacanas, que vai matar a curiosidade dos novos nerds de plantão e os fãs desse universo! Fora que a edição está tão linda que é um belo item de colecionador...

XoXo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário